Aug 18

      Responsabilidade civil trata-se do dever que um individuo tem de reparar um dano causado a outro, tenha sido ele causado por ação ou omissão. Isso quer dizer em quase tudo o que fazemos no nosso cotidiano estamos expostos a arcar com algum prejuízo, pois se estamos dirigindo podemos causar algum prejuízo a terceiros com o nosso veículo, se o dono de um restaurante serve um alimento em condições impróprias ele é responsável por qualquer dano causado aos seus clientes, e assim é com os profissionais das mais diversas áreas.

      Algo que me despertou uma certa atenção nos últimos dias é a responsabilidade dos profissionais da área de saúde pois lidam diariamente com dezenas de pessoas desesperadas para terem de volta sua saúde reestabelecida e ao mesmo tempo ter a friesa de examinar minunciosamente cada caso a fim de um diagnostico preciso. Pois em alguns casos um simples erro pode ser fatal e lhe custar até mesmo uma má reputação em sua carreira, além de um processo civil, processos esses que tiveram um aumento exponencial nos últimos anos (creio eu que deva-se ao fato de existirem muitos advogados se formando todos os anos).

      Mas como para tudo existe sempre um seguro. As seguradoras disponibilizam os seguros de responsabilidade civil para esses profissionais e para os donos de estabeleciomentos como o restaurante supra mencionado existem os seguros compreensivos que envolvem outras coberturas além da cobertura de responsabilidade civil.

para maiores detalhes sobre o RC profissional da área de saúde: http://www.nobre.com.br/Modulo/Institucional/frmProdRcProfissional.aspx


leave a reply