Aug 20

Bem, este assunto geralmente desperta muitas dúvidas no momento da contratação do seguro e muitos até desistem de tentar compreender. Porém trata-se de algo muito simples, a franquia atua como um regulador nos preços de seguros, antes quando não existia franquia ocorria que qualquer leve arranhão no veículo e o segurado já utilizava o seguro e isto foi onerando bastante os preços dos seguros.

Foi então que as seguradoras criaram a tão falada franquia, o que nada mais é de que a participação obrigatória do segurado no valor dos reparos de seu veículo. Funciona da seguinte forma se a franquia do meu carro é de R$ 1000,00 isso quer dizer que se eu me envolver em um acidente em que o conserto de meu veículo custe R$ 3.000,00 a seguradora arcará com R$ 2.000,00 e eu obrigatoriamente com a franquia que é de R$ 1.000,00. Isso nos leva ao raciocínio lógico de que se os danos forem abaixo do valor da franquia então não acionaremos o seguro.

Nas diversas seguradoras que atuam no mercado existem diversas modalidades de franquia que seriam:

- Franquia Normal ou básica: em geral é a franquia mais oferecida. E gira em torno de R$ 1.800,00 para veículos populares (gol, pálio, celta, fox, fiesta, etc…);
                – Franquia Reduzida: esta franquia é 50% do valor da franquia normal, porém para sua contratação haverá um aumento significativo no valor do seguro pois o segurado estará diminuindo sua participação obrigatória;

- Franquia Majorada: esta é o dobro da franquia normal, porém diminui o valor do seguro pois o segurado estará aumentando sua participação obrigatória;

- Isenção da franquia no 1º sinistro: esta modalidade isenta o segurado de pagamento da franquia seja ela de qualquer valor (é como um seguro da franquia) e é válido apenas para o primeiro sinistro dentro da vigência da apólice;

- Franquia com desconto de 50%: a franquia existe com o seu valor normal (franquia básica), porém, no momento de pagamento o segurado terá desconto de 50%.

Fique atento no momento da contratação pois em algumas vezes a diferença de custo entre a franquia normal e reduzida é pouca e de forma que torna-se vantagem a contrata-la reduzida.

Obs.: A franquia é cobrada apenas em perdas parciais (quando dá para recuperar o veículo) e para o veículo segurado, na utilização do seguro para reparos em danos causados a veículos de terceiros não existe franquia.

Maiores informações: http://portal.sulamericaseguros.com.br/main.jsp?lumPageId=8A488A0C15C8AA4F0115CE6AC9C45985&query=franquia


Aug 18

      Responsabilidade civil trata-se do dever que um individuo tem de reparar um dano causado a outro, tenha sido ele causado por ação ou omissão. Isso quer dizer em quase tudo o que fazemos no nosso cotidiano estamos expostos a arcar com algum prejuízo, pois se estamos dirigindo podemos causar algum prejuízo a terceiros com o nosso veículo, se o dono de um restaurante serve um alimento em condições impróprias ele é responsável por qualquer dano causado aos seus clientes, e assim é com os profissionais das mais diversas áreas.

      Algo que me despertou uma certa atenção nos últimos dias é a responsabilidade dos profissionais da área de saúde pois lidam diariamente com dezenas de pessoas desesperadas para terem de volta sua saúde reestabelecida e ao mesmo tempo ter a friesa de examinar minunciosamente cada caso a fim de um diagnostico preciso. Pois em alguns casos um simples erro pode ser fatal e lhe custar até mesmo uma má reputação em sua carreira, além de um processo civil, processos esses que tiveram um aumento exponencial nos últimos anos (creio eu que deva-se ao fato de existirem muitos advogados se formando todos os anos).

      Mas como para tudo existe sempre um seguro. As seguradoras disponibilizam os seguros de responsabilidade civil para esses profissionais e para os donos de estabeleciomentos como o restaurante supra mencionado existem os seguros compreensivos que envolvem outras coberturas além da cobertura de responsabilidade civil.

para maiores detalhes sobre o RC profissional da área de saúde: http://www.nobre.com.br/Modulo/Institucional/frmProdRcProfissional.aspx


Aug 18

      Ao contrário do que muitos pensam, o perfil de seguro não foi feito para torna-lo mais caro e sim para torna-lo mais justo. Por exemplo: não é justo que um segurado de 40 anos, casado, pai de família e que guarde o carro sempre em garagem pague o mesmo valor do seguro que um jovem com sua habilitação recém tirada e que passa longe de ter a responsabilidade de um indivíduo de 40 anos. Portanto o correto é sempre preencher o perfil com as informações mais exatas possíveis pois a apólice de seguro trata-se de um contrato de boa fé entre ambas as partes e para a seguradora negar a cobertura no momento em que for acionada basta provar que o segurado utilizou-se de má fé nas informações prestadas no momento da contratação para se beneficiar de um desconto. Vale também salientar que algumas seguradoras utilizam questionários com perguntas objetivas. Por exemplo: “Existe funcionarios ou filhos entre 18 e 25 anos que dirijam o veículo?” Está pergunta da margem para o segurado, pois se ele possuir um sobrinho ou neto nesta faixa de idade ele pode certamente responder que não porque a pergunta foi direta ao referir-se a filho ou funcionários. Fique atento, pois existem muitas brechas nos perfis de algums seguradoras, tal como em outras os perfis são “linha dura”. Vale lembrar que com os perfis, não é o segurado que tem que se moldar ao seguro e sim o seguro que se molda exatamente às necessidades do segurado.

Mais informações:  kleber@mirageseguros.com.br


Aug 9

Você que ja contratou um seguro para seu carro, sua casa ou até mesmo um seguro de vida, já deve ter ficado confuso com alguns termos como sinistro, prêmio, apólice, entre outros comuns em contratos de seguros. Pois bem, para deixar tudo mais claro para o consumidor, a SUSEP (orgão que regula as operações de seguros no Brasil) está discutindo junto às seguradoras uma maneira de contornar esta linguagem tecnica.

Caso tenham dúvida quanto a algum desses termos do mercado de seguros segue um link com o glossário.

http://www.susep.gov.br/bibliotecaweb/glossario.aspx


Aug 6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na última terça (03/08/2010) foi feriado aqui na nossa cidade, e aproveitei o dia e dei um “saltinho” em Recife para resolver uns assuntos da nossa empresa, tal como dar uma revisão nos meus olhos. E de repente no meio da Av. Domingos Ferreira me deparei com este veículo da foto. Ao primeiro instante fiquei espantado e meu pensamento foi: “a Citroen deve ter pisado feio na bola com este camarada!”, e com isto ficou uma curiosidade enorme de descobrir o que ocorreu com ele e se realmente existia razão para tudo isto. Foi aí que encontrei na internet vários blogs falando sobre o assunto. Ocorre que este veículo foi vítima de calço hidraulico (famosa entrada de água no motor) e quando o calço ocorre, para reparar os danos causados geralmente gasta-se muito (neste caso foram aproximados R$ 14.000,00). O impressionante é uma pessoa comprar o seu carro Zero Km e não colocar um seguro. Pois ao contrário do que muitos pensam, as seguradoras cobrem sim calço hidraulico (exceto por água salgada). Isso quer dizer que se você estiver andando em uma avenida, começar a chover e seu carro parar, você pode ligar para sua seguradora e solicitar o reboque e dar entrada no sinistro normalmente, entretanto se você está na praia e inventou de fazer seu carro de buggye de repente a maré subiu. Sinto muito pois o prejuízo é todo seu.

 

 

Aug 4

Aqui estou mais uma vez, tentando inciar como blogueiro. E como sou um profissional corretor de seguros, achei que seria uma boa expor algumas informações sobre seguros (seja o seguro qual for). A finalidade deste blog é desmistificar os seguros e falar sobre cada particularidade. Portanto desde já, está iniciado o Blog do Seguro.